Livro marca primeiro ano da canonização de Santa Dulce

Foi lançado em Salvador, no ultimo dia 10 de dezembro deste ano, o livro do jornalista e escritor Valber Carvalho com o título de “Além da Fé – A vida de Irmã Dulce”, que descreve a vida de irmã Dulce, canonizada pela Igreja Católica como Santa Dulce dos Pobres, no dia 13 de dezembro de 2019, pelo papa Francisco.

Registrada e batizada como Maria Rita Souza Britto Lopes Pontes, a mulher que viria a ser a Irmã Dulce é, comprovadamente, a primeira nascida no Brasil a ser canonizada, e a 37ª santa brasileira.

O livro de Valber Carvalho tem 600 páginas e é a primeira das duas partes da biografia a que ele se propôs narrar. Também, é uma edição comemorativa do primeiro ano da canonização de Irmã Dulce.

O jornalista Valber Carvalho exibe o livro biográfico de Irmã Dulce

Como disse o autor, para descrever a vida de Irmã Dulce, ele se defrontou com o desafio de desvendar as múltiplas nuances dessa “Santa das ruas”.

Partindo de uma investigação criteriosa, analisou perto de 13 mil documentos no Brasil e no exterior, entre jornais da época; ofícios governamentais; e crônicas religiosas.

Valber Carvalho dividiu o vasto universo de seus 513 entrevistados em 23 diferentes categorias de relacionamento, entre as quais familiares, doadores, empresários, políticos, médicos, funcionários, voluntários, os filhos sociais etc.

Este primeiro volume aborda a metade inicial da vida da missionária. Começa antes de seu nascimento, a partir da história dos antepassados da sua família, passando pela influência de seu pai Augusto Lopes Pontes, a vocação desde cedo para as causas sociais, a iniciação religiosa e os principais momentos de sua vida até o ano de 1952, quando ela tinha 39 anos.

Os outros anos de sua história serão contados no segundo volume, que ainda vai ser lançado.

Informações prestadas pelo autor

Santa Dulce dos Pobres

Segunda filha do dentista Augusto Lopes Pontes, professor da Faculdade de Odontologia, e de Dulce Maria de Souza Brito Lopes Pontes, ao nascer em 26 de maio de 1914, em Salvador, Irmã Dulce recebeu o nome de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes.

Aos sete anos, em 1921, perde sua mãe Dulce, que tinha apenas 26 anos. No ano seguinte, junto com seus irmãos Augusto e Dulce (a querida Dulcinha), faz a primeira comunhão na Igreja de Santo Antônio Além do Carmo. A vocação para trabalhar em benefício da população carente teve a influência direta da família, uma herança do pai que ela levou adiante, com o apoio decisivo da irmã, Dulcinha. Aos 13 anos, graças a seu destemor e senso de justiça, traços marcantes revelados quando ainda era muito novinha, Irmã Dulce passou a acolher mendigos e doentes em sua casa, transformando a residência da família – na Rua da Independência, 61, no bairro de Nazaré, num centro de atendimento.

A casa ficou conhecida como ‘A Portaria de São Francisco’, tal o número de carentes que se aglomeravam a sua porta. Também é nessa época que ela manifesta pela primeira vez, após visitar com uma tia áreas onde habitavam pessoas pobres, o desejo de se dedicar à vida religiosa.

Em 8 de fevereiro de 1933, logo após a sua formatura como professora, Maria Rita entra para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, na cidade de São Cristóvão, em Sergipe. Em 13 de agosto de 1933, recebe o hábito de freira das Irmãs Missionárias e adota o nome de Irmã Dulce, em homenagem a sua mãe.

A primeira missão de Irmã Dulce como freira foi ensinar em um colégio mantido pela sua congregação, no bairro da Massaranduba, na Cidade Baixa, em Salvador. Mas, o seu pensamento estava voltado mesmo para o trabalho com os pobres.

Informações página Obras Sociais Irmã Dulce na internet

2 comentários em “Livro marca primeiro ano da canonização de Santa Dulce

    1. Meu prezado amigo e colega Clodomiro. Fico feliz com seu comentário sobre os meus livros, por ser você um conhecedor, a quem admiro e respeito, desde os tempos da sua revista Alfa, fundada lá em nossa querida Guanambi.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s