Sobre o papel da História, os heróis e os mitos

Segundo o médico e historiador recifense Leôncio Basbaum (1907-1969), “o objetivo da História não é apenas o de narrar e constatar fatos do passado, mas buscar as suas origens e as suas consequências”.
A História é uma Ciência, ela permite explicar o presente a partir da compreensão do passado; permite imaginar o futuro, na medida em que avalia as diversas perspectivas dos fatos. Assim também é o Jornalismo.
Disse ainda Basbaum, citando outro historiador, o paulista Caio Prado Junior (1907-1990), que “os grandes feitos e grandes heróis são grandes apenas na medida em que acordam com os interesses da classe dominante, em cujo interesse é feita a História oficial”.

Assim, trago para leitura e avaliação um trecho do livro “Luiz Carlos Prestes, patriota, revolucionário, comunista”, de Anita Leocadia Prestes, São Paulo, 2006.

(…)
A saúde de Leocadia Prestes ficara, entretanto, profundamente abalada pelos sofrimentos enfrentados. Em 14/6/43, ela falecia na Cidade do México.
Sua morte comoveu o povo mexicano. Ao velório compareceram milhares de pessoas. Todos os ministros de Estado estiveram presentes. O general Cárdenas, então ministro da Defesa do México, tomou a iniciativa de se dirigir pessoalmente a Getúlio Vargas, pedindo-lhe que permitisse a Prestes viajar ao México para se despedir da mãe. Propunha enviar um avião militar mexicano ao Brasil para levar o prisioneiro e oferecia-se, inclusive, como refém, como garantia de que Prestes voltaria à prisão. Getúlio Vargas sequer respondeu. (…). No dia 18 de junho de 1943, realizou-se o enterro.

NR. Leocadia Prestes era mãe de Luiz Carlos Prestes (1898-1990), o qual dispensa apresentação. Devido à situação política mundial, Leocádia foi obrigada a deixar a Europa, em 1938, onde vivia. Com uma das filhas, Lygia, e a neta Anita Leocadia Prestes, filha de Carlos Prestes com Olga Benario, e essa também dispensa apresentação, Leocádia foi viver no México, cujo presidente, general Lázaro Cárdenas, concedera-lhe asilo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s