Em 2005, eu escrevi um artigo para o suplemento rural do jornal A Tarde, em Salvador. Publicado na edição de 27 de junho de A Tarde Rural, sob o título “Licuri: ouro verde do semiárido”, o artigo foi utilizado, de forma adaptada, como referência para a Questão 23 da prova da primeira fase da prova de Ciências Naturais do Vestibular 2006 da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
A questão trouxe a seguinte proposição…
O óleo agridoce que escorre da polpa e da fibra do licuri é tão saboroso quanto a amêndoa – o popular coquinho – vendida em forma de rosário nas feiras livres do Nordeste, de Pernambuco até o sul da Bahia, e igualmente rico em cálcio,magnésio, cobre e zinco. Saborosos e nutritivos também são os produtos alimentícios desenvolvidos a partir da polpa e da amêndoa do licuri, em forma de conserva, barra de cereais e farinha […]. (DONATO, 2005, p. 4).
… seguida do questionamento:
Sobre os aspectos nutricionais do licuri e seu potencial como fonte energética, é correto afirmar:
(01) O licuri é rico em metais alcalinos e em elementos de transição interna.
(02) Os elementos químicos cálcio, magnésio, cobre e zinco, presentes no licuri, formam íons divalentes de raios menores do que os respectivos raios atômicos.
(04) O óleo extraído do licuri é um composto obtido a partir da reação entre um ácido graxo e uma base forte.
(08) Uma dieta à base de licuri atende especificamente o suprimento de aminoácidos necessários à construção de componentes celulares.
(16) O organismo de uma criança que faz uma refeição de 600,0kcal enriquecida com licuri absorve energia suficiente para desenvolver potência de 2,0kcal/min durante 1 hora, considerando-se que o organismo tem rendimento igual a 20%.
(32) O rendimento de uma máquina térmica que opera segundo o ciclo de Carnot – tendo como fluido operante o biodiesel obtido a partir do óleo de licuri – diminui, se esse biodiesel for substituído por etanol.
Aqui está a Questão 23.
Aqui estão as Referências.