“O amor em revista” ganha prêmio em publicação soviética

Em 1988 eu participei do IV Grande Concurso de EM FOCO, uma revista mensal de informação cultural sobre a União Soviética, e fiquei em 5º lugar com a crônica “O amor em revista”, dentre cerca de 700 outros trabalhos. O resultado saiu na edição nº 73, de janeiro de 1989.

Sabe-se que União Soviética, ou República Socialista Federativa Soviética Russa, cuja sigla em português era URSS, existiu de 30 de dezembro de 1922 a 26 de dezembro de 1991, quando foi dissolvida, e as suas raízes estão na Revolução Russa de 1917, que depôs a autocracia imperial.

Era formada por 15 repúblicas, que ocupavam metade da Europa Oriental e um terço do norte da Ásia. Delas, a República Socialista Russa era a maior e mais populosa e dominou a união durante a sua existência de 69 anos

Acentuados movimentos de independência entre as repúblicas,durante a década de 1990, resultaram na dissolução da União Soviética (da qual falava a revista EM FOCO) na forma que era. Ao ser dissolvida, a URSS tinha 22 milhões de quilômetros quadrados e 288 milhões de habitantes.

Pela quinta colocação no concurso, recebi um Samovar em porcelana, para decoração de ambiente, com 25,5 cm de altura.

Samovar é um utensilio culinário russo de latão polido, ferro fundido, bronze, prata, ouro, estanho ou níquel e consiste de um corpo, com base e chaminé, tampa e ventilação de vapor, alças, torneira e chave, bacia de gotejamento e bule. O corpo pode ser em forma de urna, barril, cilindro ou esfera e de tamanhos variados, para comportarem de um litro, no tamanho pequeno, a 400 litros, nos maiores.

A crônica tem como personagem a revista EM FOCO, que aparece como se fosse uma mulher, mas, na verdade, representa a própria União Soviética.

Você pode ter acesso ao conto, numa versão em PDF, clicando aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s