Em 1988 eu participei do IV Grande Concurso de EM FOCO, uma revista mensal de informação cultural sobre a União Soviética, e fiquei em 5º lugar com a crônica “O amor em revista”, dentre cerca de 700 outros trabalhos. O resultado saiu na edição nº 73, de janeiro de 1989.
Sabe-se que União Soviética, ou República Socialista Federativa Soviética Russa, cuja sigla em português era URSS, existiu de 30 de dezembro de 1922 a 26 de dezembro de 1991, quando foi dissolvida, e as suas raízes estão na Revolução Russa de 1917, que depôs a autocracia imperial.
Era formada por 15 repúblicas, que ocupavam metade da Europa Oriental e um terço do norte da Ásia. Delas, a República Socialista Russa era a maior e mais populosa e dominou a união durante a sua existência de 69 anos
Acentuados movimentos de independência entre as repúblicas,durante a década de 1990, resultaram na dissolução da União Soviética (da qual falava a revista EM FOCO) na forma que era. Ao ser dissolvida, a URSS tinha 22 milhões de quilômetros quadrados e 288 milhões de habitantes.
Pela quinta colocação no concurso, recebi um Samovar em porcelana, para decoração de ambiente, com 25,5 cm de altura.
Samovar é um utensilio culinário russo de latão polido, ferro fundido, bronze, prata, ouro, estanho ou níquel e consiste de um corpo, com base e chaminé, tampa e ventilação de vapor, alças, torneira e chave, bacia de gotejamento e bule. O corpo pode ser em forma de urna, barril, cilindro ou esfera e de tamanhos variados, para comportarem de um litro, no tamanho pequeno, a 400 litros, nos maiores.
A crônica tem como personagem a revista EM FOCO, que aparece como se fosse uma mulher, mas, na verdade, representa a própria União Soviética.
Você pode ter acesso ao conto, numa versão em PDF, clicando aqui.