São três livros, publicados em 2011, 2012 e 2014, respectivamente, para relatar ações em 235 comarcas do Estado da Bahia. Tais ações foram desenvolvidas por servidores e juízes, por intermédio do Programa de Bem-Estar e Reconhecimento do Servidor (SER), com apoio da Presidência do Tribunal de Justiça.
O Programa SER surgiu em 28 de outubro de 2010, com o Decreto Judiciário nº 525, sob a coordenação da Assessoria Especial da Presidência II – Assuntos Institucionais.
No dizer do juiz Ricardo Augusto Schmitt, que respondia pela Assessoria Especial e pela coordenação geral do Programa SER, “o Tribunal Justiça assumiu o compromisso de humanizar a sua estrutura organizacional, passando a materializar esforços para integrar e valorizar o servidor”.
Diversas ações foram pensadas e muitas delas implementadas, dentre as quais, as Caravanas, que surgiram com o desafio de abraçar todos os servidores da área finalística, em busca de encurtar as distâncias e fomentar o debate sobre temas de relevância pessoal e profissional.
As Caravanas iniciaram seu longo caminho pelas estradas em 9 de maio de 2011 e, com o apoio de equipes formadas por servidores, atingiu os servidores das 235 comarcas do Estado em dezembro de 2013.
As atividades desenvolvidas pelo Programa SER foram relatadas pelo jornalista e servidor Ari Donato, também um dos coordenadores das Caravanas.
Os livros foram publicados pelo Tribunal de Justiça da Bahia e é possível obter cópia em PDF dos três volumes nos links abaixo:
CARAVANAS – Histórias do Programa SER no interior da Bahia
CARAVANAS II – Outras histórias do Programa SER no interior da Bahia
CARAVANAS III – Crônicas do Programa SER no interior da Bahia